APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB) da Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia (FCTE) – Campus UnB Gama (PPGEB/FCTE/UnB Gama) iniciou suas atividades em setembro de 2010.

Porém, antes de relatar o histórico do PPGEB, é mister a apresentação de um breve histórico sobre a Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia (FCTE), antes intitulada Faculdade do Gama (FGA). A Universidade de Brasília, inaugurada em 1962, funcionou estritamente no Campus Darcy Ribeiro, localizado na Asa Norte de Brasília, até o ano de 2006. A partir de 2006, iniciou-se um processo de expansão devido ao REUNI e a região administrativa do Gama (RA II) foi escolhida para receber um Campus avançado que teria como especialidade a área de Engenharias.

Assim, a FCTE/UnB Gama surge não só com a perspectiva de fornecer novas formações para o mercado de trabalho aos moradores da região, como também promover a diminuição da desigualdade social, que são anseios estratégicos para o desenvolvimento socioeconômico da Região Centro-Oeste do Brasil. A FCTE/UnB Gama desde a sua inauguração, em 2008, oferta semestralmente os seguintes cursos de graduação: Engenharia de Software, Engenharia de Energia, Engenharia Automotiva e Engenharia Eletrônica. Posteriormente, no ano de 2011, iniciou-se o curso de graduação em Engenharia Aeroespacial.

À época de sua inauguração, a Unidade funcionou provisoriamente no Fórum do Gama, no Estádio Bezerrão e no SESC-Gama. Somente em 2011 houve a mudança para a atual sede, construída para este fim e localizada às margens da rodovia DF 480. Desde a sua fundação, a FCTE/UnB Gama vem avançando em infraestrutura, com a construção de novos prédios e a obtenção de instrumentos para a elaboração de laboratórios de ensino e pesquisa e a ampliação de atividades de extensão. Apesar de ser uma instituição de ensino, pesquisa e extensão jovem, a Faculdade vem se destacando no cenário regional e nacional, formando profissionais altamente qualificados e realizando pesquisas relevantes à sociedade. Além dos cursos de graduação, a FCTE/UnB Gama possui também dois programas de pós-graduação stricto-sensu, a nível de mestrado: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica / PPGEB e Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia / PPG-INTEGRIDADE.

O PPGEB foi reconhecido pela Portaria n. 1225 do Ministério da Educação, de 05 de outubro de 2010, após o Parecer n. 124/2010 da 17ª Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, aprovado pelo Conselho Técnico-Científico – CTC da CAPES. O Mestrado em Engenharia Biomédica foi criado como uma continuação natural dos cursos de graduação ofertados na FGA (agora FCTE), sobretudo do curso de Engenharia Eletrônica, o qual dentre os cursos de graduação disponibilizados é o que tem maior aderência ao Programa. Não obstante, com o passar do tempo, o PPGEB, devido a sua característica interdisciplinar, tem aglutinado pesquisadores e estudantes das demais engenharias presentes na FCTE/UnB Gama e em outras Unidades/Instituições de Ensino da sua região de abrangência. Isso aconteceu especialmente quando, em 2020, as suas Linhas de Pesquisa foram redefinidas tendo em vista: os projetos de pesquisa que estavam sendo desenvolvidos no PPGEB e na UnB Gama, bem como, linhas de pesquisa de outros programas da área mais bem avaliados e/ou consolidados; a expertise do seu corpo docente e as disciplinas ofertadas na graduação e na pós-graduação; e, as mudanças vislumbradas no mercado de trabalho e região de influência.

Do ponto de vista regional, o PPGEB é estratégico, pois é o único programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica da região Centro-Oeste do Brasil. Nesse sentido, o Programa forma mestres que atuam em universidades/instituições públicas e privadas, cursos técnicos da área de saúde, hospitais e clínicas não só no Distrito Federal, mas em todo o centro-oeste brasileiro.


O PPGEB possui uma área de concentração (Engenharia Biomédica) e quatro linhas de pesquisa (Tecnologias em Engenharia Biomédica; Avaliação, Educação e Políticas Públicas em Saúde; Aplicação de Computação Inteligente em Pesquisa Biomédica e Cuidados de Saúde; Produção e Processos em Biotecnologia).

Pular para o conteúdo